Informações

XXI SIMPÓSIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES DA FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA

Em mais uma edição semestral, o XXI Simpósio do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciências das Religiões ocorrerá de modo extraordinário – virtualmente – com prazo de inscrição da comunicação até 17/07/2024.

No dia 22/07/2024, a partir das 9 horas da manhã, ao vivo e em modalidade online, no contexto do XX Simpósio do PPGPCR, o professor Frederico Pieper Pires, Doutor em Ciência da Religião e em Filosofia, docente da Universidade Federal de Juiz de Fora, proferirá a conferência "Você sabe com quem está falando? Ainda sobre a relação entre Ciência da Religião e Teologia". A transmissão da palestra será ao vivo pelo canal do YouTube da Unida: https://www.youtube.com/c/FaculdadeUnidadeVit%C3%B3ria

No dia 22/07, a partir das 13 às 17 horas, o evento abrigará as Sessões Temáticas, onde, por meio de inscrição, poderão ser apresentadas comunicações orais.

Os links das salas do Google Meet, para comunicação serão disponibilizados na manhã no dia 22/07.

As Sessões Temáticas do evento consistirão na instalação de mesas temáticas para apresentação interna e por escrito de resumos de parciais e conclusões de pesquisas realizadas no âmbito das Ciências das Religiões. Para mestrando(a)s e doutorando(a)s da Faculdade Unida, as comunicações estão necessariamente vinculadas à Sessão Temática do(a) respectivo(a) orientador(a).

CALENDÁRIO

17/06/2024

Início das inscrições

08/07/2024

Último dia para envio do resumo da comunicação

12/07/2024

Último dia para aceite os resumos recebidos

21/07/2024

Último dia para inscrições de ouvintes

22/07/2024

Palestra e Sessões Temáticas – apresentação das comunicações


Orientação para envio do resumo:

Texto em parágrafo único (150 palavras), apresentando brevemente o tema da comunicação. Não pode ser o projeto de mestrado/doutorado, mas um assunto específico que será objeto da comunicação. Indicar o objetivo, problema, hipótese, referencial teórico, metodologia, resultados esperados e de três a cinco palavras-chave.

Orientação para apresentação:

No caso de leitura, o texto deve ter no máximo 4 laudas em espaço 1,5. Textos com dimensões maiores não devem ser lidos: devem ser convertidos em esboço e apresentados de memória. O uso de projeção de texto deve restringir-se a ilustrações e citações, não devendo ser usado como plataforma de projeção, para leitura, do texto da comunicação. Apresentando sua comunicação oralmente, de memória, ou lendo um texto escrito, o tempo não deve ultrapassar 10 minutos. O tempo restante após a série de comunicações pode ser utilizado para debate em torno dos conteúdos apresentados.

AVISO AOS COMUNICADORES!
Para receber o certificado de participação e/ou comunicação, a inscrição e a aprovação e comunicação oral é obrigatória.


Certificados de participação e de comunicação ficarão disponíveis no dia 22/08 no site: certificado.fuv.edu.br


SESSÕES TEMÁTICAS

Abdruschin Schaeffer Rocha - Religião e Espiritualidades Contemporâneas (ST 1)
Esta Sessão Temática acolhe trabalhos que se proponham a pensar o fenômeno religioso em suas várias vertentes e interfaces e a partir de seu atual ambiente, a Contemporaneidade. Destaca, assim, as muitas modalidades de manifestação do sentimento religioso, que se manifestam em meio à tensa relação entre secularidade e religião, sobretudo aquelas que se colocam como alternativas em face do processo de desinstitucionalização da experiência religiosa. Nesse sentido, acolhe tanto releituras da religião e do fenômeno religioso em ambientes tradicionalmente institucionais, quanto aquelas que se apresentam sob o signo de religiões ou espiritualidades laicas.
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Arlete Maria Pinheiro Schubert – Aproximações entre antropologias, religiosidades e educações (ST 2)

A metáfora da pesquisa "a várias mãos" utilizada por Carlos Rodrigues Brandão é indicativa de um trabalho coletivo que desafia a comunidade acadêmica a buscar trilhar caminhos interativos para responder questões que desafiam a convivência na sociedade contemporânea. Esta sessão temática envolve pesquisas de diferentes áreas que buscam identificar, analisar e formular perguntas fundamentais para os desafios e caminhos para os dilemas da educação e da convivência respeitosa em sociedade na “Terra dos mil povos”.
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Claudete Beise Ulrich e Gedeon Freire de Alencar - Religião, Educação e Diversidades: desafios à cidadania e à democracia multifacetada (ST 3)
O respeito às diversidades é base para a construção da cidadania e de uma sociedade democrática multifacetada. A Sessão Temática acolherá pesquisas que remetam a questões históricas, epistemológicas, metodológicas que inter-relacionem religião, educação e diversidades, apontando para a construção da cidadania e da democracia, considerando a área das Ciências da Religião.
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David Mesquiati de Oliveira - Religião e Sociedade na América Latina (ST 4)
Estuda, a partir das Ciências das Religiões, a relação entre religião e sociedade na América Latina. As principais linhas de pesquisa atuam sobre os pentecostalismos na América Latina, as Religiões Indígenas e Afro-brasileiras e a relação entre Religião, Educação e Ética.
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Elcio Sant’Anna - Ciências das Religiões Aplicadas (ST 5)
A Sessão Temática se propõe a trabalhar questões relacionadas às espectro dos estudos das Ciências das Religiões em sua interface profissional (enfoques e abordagens), sempre na direção de compreender as implicações da presença da religião nas fissuras da sociedade, em face do exercício de profissões que tangenciem o fenômeno religioso.
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Eliane Maura Littig Milhomem de Freitas - Educação e diversidade na escola (ST 6)
A diversidade diferencia os indivíduos, assim como também é um direito assegurado pela Constituição Federal; portanto os sistemas de ensino devem garantir que docentes e discentes convivam com respeito mútuo e harmonicamente com a variedade de gênero, cor, religião entre outros. O conhecimento plural supera intolerâncias, fortalece a democracia e reduz a violência. O sentimento de pertença torna a escola um espaço mais lúdico, interessante e acolhedor. A presente ST visa fomentar reflexões sobre as questões que permeiam a diversidade no seio da escola e assim contribuir com os agentes educativos nesse processo de aprendizagem e formação.
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Francisco de Assis Souza dos Santos - Religião e Saúde (ST 7)
Questões religiosas continuam afetando a saúde mental dos brasileiros? O Brasil é um país que apresenta uma diversidade religiosa significativa se comparado às outras nações. Partindo desse ponto de vista como a religião pode contribuir ou não para o equiílibrio e saúde mental do indivíduo. Esta Sessão Temática tem como foco as questões que envolvam a discussão sobre religião, saúde mental e aspectos afins.
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Graham Gerald McGeoch – Religião, Fé e Globalização (ST 8)
A Sessão Temática convida reflexões sobre teologia e política, com foco (mas não exclusivamente) nas experiências ecumênicas e inter-religiosas. A ST propõe um diálogo com tematicas tais como direitos humanos, liberdade religiosa, populismos neoliberais e contra-hegemônicos, e promove um diálogo entre Teologia e Estudos Críticos.
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José Adriano Filho - Religião, discurso religioso e educação (ST 9)
Na construção do discurso religioso encontramos o uso da linguagem, a comunicação da crença e a interação numa dada situação social. O discurso religioso não pode ser tratado de forma isolada, pois envolve todo o processo comunicativo entre autor(es) e destinatário(s). Envolve, portanto, as relações entre linguagem, discurso e contexto situacional. Nesse sentido, a Sessão Temática “Análise do discurso religioso” acolherá comunicações que procurarem apresentar a visão religiosa e teológica de discursos religiosos, canônicos e não canônicos, que tenham como referência as diferentes teorias semióticas e de análise do discurso contemporâneas. As comunicações podem também partir das diferentes formas da hermenêutica de textos religiosos e da hermenêutica filosófica contemporânea, as quais formularam questões sobre o sentido do texto e, até mesmo, se a constituição de sentido num texto é paradigma para outras buscas de sentido.
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José Mário Gonçalves - Religião e Esfera Pública (ST 10)
A Sessão Temática visa apresentar trabalhos que discutam as múltiplas relações entre Religião e Esfera Pública, com ênfase nas suas implicações para a democracia e a laicidade do Estado.
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Nathália Ferreira de Sousa Martins - Educação, Religião e Ciências da Religião Aplicada (ST 11)
Esta ST acolhe trabalhos que compreendam os múltiplos caminhos e descaminhos no entrecruzamento da religião com a educação, com ênfase nas tramas evidenciadas no cotidiano escolar. Abarca, portanto, aspectos da vivência religiosa de discentes e docentes e as práticas de ensino que envolvem o fenômeno religioso. Dentre as questões proeminentes, depreende-se o Ensino Religioso e seus aspectos legais, políticos, históricos, epistemológicos e pedagógicos atentando à diversidade de aplicações nos sistemas de ensino brasileiros. Para tanto, discute também a Ciências da Religião enquanto área de referência do Ensino Religioso e sua aplicação em outros âmbitos da vida humana..
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Nelson Lellis Ramos Rodrigues – Religião, Política e Ciências das Religiões (ST 12)
A ST tem por objetivo receber trabalhos sobre a interface religião e política, contemplando pesquisas que articulem o papel da religião e de atores religiosos com as esferas pública/privada tendo como questões centrais: secularização, educação, correntes ideológicas, coletivos e movimentos sociais etc. Outras questões que poderão integrar essa ST: campo teórico para pesquisa qualitativa, valorizando o aspecto multidisciplinar, bem como trabalhos que ofereçam perspectivas sociológicas ou de outras áreas das ciências humanas.
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Sérgio Luiz Marlow - Religião, Profissão e Educação (ST 13)
O fenômeno religioso, em seus diversos segmentos, é notável no Brasil e no mundo, especialmente no que diz respeito à constituição das identidades socioculturais. A Sessão temática acolherá comunicações que reflitam sobre o fenômeno religioso a partir do entrelaçamento e da interação entre os campos da religião, educação e profissão.
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Wanderley Pereira da Rosa - Campo Religioso Brasileiro (ST 14)
A Sessão Temática estará aberta para receber propostas de Comunicações que abordem o tema do Campo Religioso Brasileiro, especialmente com ênfase na pluralidade que se verifica atualmente nos discursos e práticas religiosas no país. Novas identidades, memórias religiosas, sincretismos, espiritualidades contemporâneas são temas bem vindos para alcançarmos os objetivos da ST.
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Credenciamento

Não haverá credenciamento. Participação será computada pela presença em sala de comunicação, a comunicação será computada pela comunicação oral.

Faculdade Unida

A Faculdade Unida é a pioneira no estado do Espírito Santo com o Bacharelado em Teologia reconhecido pelo MEC, recebendo nota máxima em todos os quesitos.