O grupo de pesquisa História, Filosofia e Educação Matemática, mais conhecido como HIFEM, foi criado em 1996, na Faculdade de Educação da UNICAMP, vinculado ao CEMPEM - Centro de Estudos, Memória e Pesquisa em Educação Matemática da FE, sob a liderança dos docentes Dr. Antonio Miguel e Dr.ª Maria Ângela Miorim.
Desde o seu surgimento, o HIFEM tem procurado reunir professores estudantes e estudantes professores com ou sem vínculo empregatício com instituições de ensino superior, adotando como principal critério para o ingresso o interesse pelo estudo das relações entre História, Filosofia e Educação Matemática em quaisquer aspectos e níveis em que essas relações possam se manifestar no âmbito da pesquisa acadêmica.Neste sentido, o HIFEM é formado por docentes de instituições de ensino superior, professores das redes pública e particular, estudantes de pós-graduação nos níveis de mestrado, doutorado, pós-doutorado e estudantes de graduação.Historicamente nas terças-feiras seus membros se reúnem para discutir textos; apresentar os projetos individuais de pesquisa em desenvolvimento; debater temas de interesse do grupo; participar de palestras e rodas de conversa com convidados pesquisadores brasileiros ou estrangeiros; planejar ações de produção coletiva e divulgação das atividades do grupo. Atualmente atuam no HIFEM professores- pesquisadores de quatro das cinco regiões do Brasil.Desde sua origem o grupo vem desenvolvendo diversos projetos de ensino, extensão e pesquisa dentro das temáticas que relacionam História, Filosofia e Educação Matemática, aprofundando-se na História da Educação Matemática brasileira, na História da Matemática para o ensino da Matemática e suas interfaces com a formação docente. Ao longo do tempo, as discussões acadêmicas renderam diversos produtos: cursos de formação inicial e continuada para professores de Matemática, livros, artigos publicados em periódicos acadêmicos, participação em eventos científicos, palestras e entrevistas para divulgação científica, dentre outros.
Há nove anos, por ocasião dos 20 anos do HIFEM, o grupo iniciou a prática anual de um evento do tipo Encontro para pensar e aprender, com o objetivo de promover esuscitar diálogos com um público mais amplo, abrindo espaço para divulgação e discussão dos trabalhos que são produzidos pelo grupo. O Encontro de 2016 aconteceu na UNESP de Rio Claro em São Paulo. Nos anos subsequentes o evento aconteceu naUFRGN – Natal - RN (2017), UFRGS - Porto Alegre - RS (2018) e UFABC - Santo André - SP (2019). Devido as restrições geradas pela pandemia causada pela COVID-19, nos anos 2020 e 2021 os Encontros foram realizados de modo online. Em 2023 tivemos uma edição presencial, novamente na UFABC – Santo André – SP e em 2024, devido a quantidade de eventos, a situação da enchente no Rio Grande do Sul optamos por um Encontro virtual.
Neste ano, de 2025, realizamos o décimo Encontro anual, de modo presencial na Universidade Federal do Maranhão. O evento traz a temática: "História, Diversidade Cultural e Educação Matemática na Amazônia Legal", buscando, dessa forma, estimular o debate sobre as implicações no ensino e na pesquisa,das articulações entre História, Diversidade Cultural e Educação Matemática, contemplando os pontos de vista histórico, filosófico e pedagógico, no contexto da Amazônia Legal. Durante o evento acontecerão palestras, mesas-redondas e minicursos, destinados à pesquisadoras e pesquisadores, da graduação à pós-graduação, e docentes da educação básica, além da realização de uma exposição de obras artísticas de autoria dos membros do HIFEM e a II Mostra de Poesia Maranhense, com poetas maranhenses contemporâneos. Destacamos ainda que, entre os docentes/pesquisadores que irão atuar como palestrantes, ministrantes de minicursos e/ou compor mesas-redondas, temos integrantes do HIFEM, docentes do Maranhão e de outras localidades da Amazônia legal, valorizando a produção científica local e estabelecendo diálogos entre a comunidade científica de diferentes regiões do país.